whatsapp: (42) 99987-4623
Riscos da Cirurgia

Quais os riscos da cirurgia da obesidade ?

O risco de vida é o mesmo de qualquer operação de grande porte (menor que 0,5%, isto é, aproximadamente, 1 morte a cada 200 cirurgias), mas existe e deve ser considerado. Por vezes a mortalidade é precedida de reoperações, longos períodos em UTI (unidade de terapia intensiva), com sofrimento e pesar para todos.

Portanto a cirurgia para tratamento da obesidade mórbida, deve ser bem avaliada pelo paciente e familiares, que devem estar cientes dos riscos de mortalidade e complicações.

As principais causas de mortalidade são:

Deiscência, que é a abertura de um ponto nas suturas do estômago ou intestino, levando a saída de liquido para a cavidade abdominal, causando peritonite e septicemia (infecção generalizada). Isto pode levar o paciente a nova cirurgia, para reparar esta abertura, mas mesmo assim pode causar a morte.

Embolia pulmonar (sangue coagulado nos pulmões) que é o “entupimento” de de uma ou várias artérias que irrigam o pulmão, e algumas vezes pode levar o paciente a morte por insuficiência respiratória.
Outras causas, bem menos comuns como: insuficiência respiratória, infarto do miocárdio, insuficiência renal, também podem levar o paciente a morte.

Gastro Centro | Rua Professor Becker, 2263 - 4º andar Centro - Guarapuava - Paraná | Fone: (42) 3623-0748